terça-feira, 15 de novembro de 2011

Figuras de Som



Figuras de Som são utilizadas para representar a duração dos sons. Para cada figura é atribuído um valor, porém as figuras de som não possuem valor fixo. (pra quem pensa que o valor da mínima sempre será dois tempos, está enganado!). Graças a essas figurinhas temos uma coisa chamada Ritmo hihi, que nada mais é que a combinação de diversas figuras de som. Ressalvo que não estou me referindo à ritmo quanto a um estilo de música (Samba, Rock, etc).

Segue um quadro com as figuras, os nomes e o número da figura (que representa o número de figuras que compreende 1 semínima).






Cada uma dessas figuras representa uma duração de som diferente. A figura que compreende todas é a Semibreve e sendo a figura que representa maior duração seu número é corresponde a 1. Essa figura é tomada como unidade na divisão proporcional dos valores. No quadro, abaixo da semibreve, aparece uma outra figura nomeada mínima, que equivale a metade da semibreve, ou seja são necessárias 2 mínimas para representar o valor de uma semibreve. A figura seguinte é chamada semínima, ela equivale a metade da mínima e é necessário 4 semínimas para preencher o espaço de apenas 1 semibreve. Não adianta, é questão de matemática, é lógica.

Como eu disse, as figuras não possuem valor fixo. Então toda vez que alguém perguntar para você quanto vale uma mínima/ semínima/ colcheia, por favor, não atribua valor as figuras, apenas diga que vale metade ou o dobro de uma figura em relação a ela. Ou você também pode dizer assim:

- que a mínima vale 1/2 da semibreve (são necessárias 2 mínimas para preencher 1 semibreve);
- que a semínima vale 1/4 da semibreve (são necessárias 4 semínimas para preencher 1 semibreve e 2 para preencher uma mínima);
- que a colcheia vale 1/8 da semibreve ou 1/2 da semínima;
- que a semicolcheia vale 1/16 da semibreve e etc.

 E por aí vai, é só olhar o quadro acima. Vamos, não é tão difícil assim. É muito comum dizer que a semibreve vale 4 tempos, que a mínima vale 2 tempos e que a semínima 1 tempo e assim por diante, porém esses valores só serão válidos quando o compasso for binário, ternário ou quaternário SIMPLES ou ALTERNADOS.

A figura só terá valor quando determinado que tipo de compasso será utilizado. Nos compassos 2/4, 3/4, 4/4 a semínima sempre valerá 1 tempo, já num compasso 6/8 a semínima valerá 2 tempos. Mas calma, uma coisa de cada vez, mais tarde o porquê de tudo isso será explicado.

O mais importante agora pra você que está começando é decorar os nomes das figuras e qual a figura que representa seu dobro ou sua metade. Seria bom também você variar e fazer assim:
- quantas fusas são necessárias para preencher uma mínima? E uma semicolcheia?
- com quantas semifusas preencho 1 semibreve? (essa é fácil, só olhar no quadro)
- quantas semicolcheias preenchem uma semínima?
- qual a figura compreende todas as outras?
- e por último quantas colcheia preenchem uma mínima?

Façam esses exercícios e montem outros também.

Grande beijo e Bons estudos!

7 comentários:

  1. Se as figuras não tem valor fixo, então por favor, explique o porque, e qual é o valor de cada uma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sinceramente não sei o porquê. Aprendi que elas não tem valor fixo, elas passam a ter um valor fixo apenas dentro de um determinado compasso. EXEMPLO: compasso 4/4, sabe o que significa? O NUMERADOR indica o número de tempos dentro de um compasso, ou seja 4 tempos. O DENOMINADOR indica qual o número da figura que equivalerá ao valor de 1 tempo dentro do compasso. Você pode ver que no quadro acima que o número 4 corresponde a semínima, então neste compasso de 4/4 a semínima tem valor de 1 tempo. Neste compasso a figura semínima tem valor de 1 tempo, porém no compasso 4/8, por exemplo, o valor atribuído a semínima será de 2 tempos, pois a figura que equivale a 1 tempo é a colcheia (figura de nº 8), logo a semínima que é o dobro da colcheia valerá 2 tempos. Entendeu mais ou menos o lance? Fora de um compasso você nunca poderá saber o valor da figura, pois o que determina é exatamente o compasso. Compreendes?

      Excluir
  2. A cada dia começo a entender um pouco mais sobre teoria musical muito obrigado por postar estas informações! Abraço.

    ResponderExcluir
  3. oi vc tem jeito para min decorar as notas clave de fa mais facil e rapido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma coisa que parece meio boba, mas se decora rápido, são duas frases:
      "Só se o réu falar" - equivalente a: SÓ - SI - RÉ - FÁ - LÁ (notas que ficarão nas linhas da clave de Fá)

      "Lá dorme o sol" - equivalente a: LÁ - DÓ - MI - SOL (notas que ficarão nos espaços da clave de Fá)

      Também tem duas frases para decorar as notas da clave de Sol também, são:
      "Em mim o sol se refaz" - equivalente a: MI - SOL - SI - RÉ - FÁ (notas que ficarão nas linhas da clave)

      "Fala de mim" - equivalente a: FÁ - LÁ - DÓ - MI (notas que ficarão nos espaços da clave)

      Lembrando que são nas linhas e espaços da PAUTA, ok? Contando a partir da primeira linha ou espaço de cima para baixo.

      Qualquer coisa, se não entender, pode falar que eu tento explicar de outra forma!

      Excluir
  4. oi vc tem jeito para min decorar as notas clave de fa mais facil e rapido

    ResponderExcluir