segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Conceitos básicos da Música


"Música é arte dos sons, combinados de acordo com as variações da altura, proporcionados segundo a sua duração e ordenados sob as leis da estética."

Essa é a definição de música segundo o livro Princípios Básicos da Música Para a Juventude de Maria Luisa de Mattos Priolli - Vol. 01, que por sinal é um ótimo livro.

Os elementos fundamentais da música são:

- Melodia - Sons sucessivos organizados formando sentido musical (uma lógica) dando sentido à sequência de alturas. Ex.: a voz de um cantor.

- Harmonia – Sons executados simultaneamente. Ex.: acordes.

- Ritmo – É o movimento dos sons regulados pela sua maior ou menor duração.

Outros conceitos:

- Intensidade – é o volume dos sons. Chama-se também dinâmica. Ex: quando se bate forte em uma madeira a intensidade do som (o volume) é maior, quando se bate fraco é menor.

- Altura – é a frequência sonora. Cada nota tem uma frequência. Quanto mais alta frequência mais agudo o som, assim como quanto mais baixa a frequência mais grave o som. Ex: Frequência de Mi  Frequência de Réb.

- Andamento – é a velocidade da execução da música.

- Timbre – é a característica sonora de um instrumento. É o que nos faz distinguir o som de um instrumento e de outro. Ex: o timbre da nota lá no piano é diferente do timbre da nota lá no trompete, embora as notas tenham a mesma frequência, ou quando dizemos que a voz de um cantor é inconfundível. É essa característica própria da voz, o timbre, que faz nos ter certeza de que a voz é de um determinado cantor ou pessoa, seja como for.

- Duração – o tempo no qual um som é produzido. Representado pelas figuras musicais (mínima, colcheia, semibreve).

Tempo – unidade de medida para medir unidade de som. Tempo = Pulso.

Podemos marcar o tempo da seguinte maneira: com estalo dos dedos. O pulso é o espaço entre um estalo de dedo e outro. O estalo indica onde começa a marcação do tempo.



Por hoje é só, próximo post é sobre TEMPO.
Bons estudos



7 comentários:

  1. Cara Miriã Aguiar, como amador da música consigo perceber que você tem sido muito breve quanto ao conteúdo apresentado, porém você traz uma teoria de música que fica incompreensível baseada neles. E quando fala de duração, esquece que ela também pode ser relacionada ao silêncio, e que as figuras musicais só se atribuem valores, quando inseridas em um compasso.
    Ruiransivaldo Santos, Salvador-BA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rui, tudo bem? Pois é, pode haver erros, porém foi o máximo que pude disponibilizar do meu conhecimento quando eu ainda estava iniciando o estudo de música. Isso é o básico, apenas pra ter uma compreensão superficial de alguns termos. Não pude aprofundar, pois não prossegui com os estudos, como eu já mencionei em um post. Obrigada pela observação, abraços! Bom estudo.

      Excluir
  2. muito bom
    continue assim meu amigo

    ResponderExcluir
  3. muito bom
    continue assim meu amigo

    ResponderExcluir